O preço médio do arroz em casca no Rio Grande do Sul atingiu o menor patamar real dos últimos 14 anos, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP). De acordo com o Indicador CEPEA/IRGA-RS, que considera produto com 58% de grãos inteiros e pagamento à vista, a cotação atual é a mais baixa desde setembro de 2011.
O Cepea aponta que a dificuldade de acesso ao crédito rural e o fato de os valores pagos pelo produto não cobrirem os custos de produção têm desanimado os orizicultores. A situação reforça a tendência de redução da área cultivada com arroz no estado, principal produtor do país.
Entre os compradores, as pressões nos preços do arroz beneficiado no atacado e no varejo também têm limitado qualquer possibilidade de alta da matéria-prima. Desde 6 de outubro, com o início da fiscalização da tabela de fretes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), houve ainda aumento dos custos logísticos — resultado das exigências de seguros e do cumprimento dos valores mínimos de transporte —, o que elevou o custo final do produto. Com informações: Notícias Agrícolas.