O Brasil deve alcançar neste ano a marca histórica de 9 milhões de turistas estrangeiros, superando previsões anteriores. Até setembro, o país já havia recebido 7.099.237 visitantes internacionais, volume 45% maior que o registrado no mesmo período de 2024, quando 6,7 milhões de turistas vieram ao país.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o resultado é fruto de ações estratégicas de promoção internacional, ampliação da malha aérea e valorização da diversidade cultural e natural do Brasil. "O mundo gosta de ser recebido, gosta da nossa cultura, da nossa gastronomia e da diversidade", afirmou.
Setembro registrou o maior número de chegadas para o mês na série histórica, com 570.934 visitantes. Todas as regiões do país apresentaram crescimento: o Nordeste teve aumento de 64%, a região Norte 87%, e o Rio de Janeiro 51%. Além de impulsionar a economia, o turismo contribui para a geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável em diferentes estados.
Entre os principais países emissores de turistas estão Argentina, Chile, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai e França. A promoção segmentada permite que visitantes conheçam diferentes atrativos do país, desde praias e chapadas até a Amazônia e regiões de turismo comunitário e sustentável.
Freixo também destacou o impacto da COP 30 na projeção turística da Amazônia, reforçando que o turismo de base comunitária é uma solução para gerar emprego e renda de forma sustentável, incentivando a preservação da floresta e das comunidades locais. Com informações: GOV.BR