|
Hoje é Sábado, 29 de Novembro de 2025.
Jimmy Cliff, um dos maiores nomes da história do reggae, morreu aos 81 anos. A informação foi confirmada em comunicado divulgado por sua esposa, Latifa, que informou que o músico sofreu uma convulsão seguida de pneumonia. Ela agradeceu o apoio de fãs, familiares, colegas de trabalho e da equipe médica, destacando o carinho que o artista recebia ao longo da carreira.
No texto, assinado também por Lilty e Aken, a família pediu privacidade neste momento e afirmou que mais detalhes serão divulgados posteriormente. Latifa se despediu dizendo que seguirá os desejos do marido e pediu respeito ao período de luto.
Considerado um dos pioneiros do reggae e responsável por expandir o gênero internacionalmente, Jimmy Cliff ganhou dois prêmios Grammy pelos álbuns “Cliff Hanger” (1985) e “Rebirth” (2012). Este último entrou na lista dos “50 Melhores Álbuns de 2012” da Rolling Stone. Ele também recebeu a “Ordem do Mérito”, distinção máxima concedida pela Jamaica, e é um dos dois jamaicanos no Rock and Roll Hall of Fame, ao lado de Bob Marley.
Cliff marcou presença também no cinema, estrelando “The Harder They Come” (1972), filme que ajudou a impulsionar a música jamaicana no mundo. Ao longo da carreira, consolidou sucessos como “I Can See Clearly Now”, “Wonderful World, Beautiful People”, “You Can Get It If You Really Want” e “The Harder They Come”.
A relação do cantor com o Brasil foi lembrada pelo jornalista Arthur Dapieve, que destacou sua passagem pelo país nos anos 1960, as parcerias com Gilberto Gil e Cidade Negra e sua presença em trilhas de telenovelas. Segundo ele, Jimmy Cliff é parte significativa da memória afetiva brasileira. Com informações:g1
