| Hoje é Sábado, 29 de Novembro de 2025.

Jimmy Cliff morre aos 81 anos

Lenda do reggae sofreu uma convulsão seguida de pneumonia, segundo comunicado divulgado por sua esposa, Latifa.
Ampliar
Jimmy Cliff se apresenta no Coachella, na cidade de Indio (Foto: Reuters). Por: Editorial | 24/11/2025 08:34

Jimmy Cliff, um dos maiores nomes da história do reggae, morreu aos 81 anos. A informação foi confirmada em comunicado divulgado por sua esposa, Latifa, que informou que o músico sofreu uma convulsão seguida de pneumonia. Ela agradeceu o apoio de fãs, familiares, colegas de trabalho e da equipe médica, destacando o carinho que o artista recebia ao longo da carreira.

No texto, assinado também por Lilty e Aken, a família pediu privacidade neste momento e afirmou que mais detalhes serão divulgados posteriormente. Latifa se despediu dizendo que seguirá os desejos do marido e pediu respeito ao período de luto.

Considerado um dos pioneiros do reggae e responsável por expandir o gênero internacionalmente, Jimmy Cliff ganhou dois prêmios Grammy pelos álbuns “Cliff Hanger” (1985) e “Rebirth” (2012). Este último entrou na lista dos “50 Melhores Álbuns de 2012” da Rolling Stone. Ele também recebeu a “Ordem do Mérito”, distinção máxima concedida pela Jamaica, e é um dos dois jamaicanos no Rock and Roll Hall of Fame, ao lado de Bob Marley.

Cliff marcou presença também no cinema, estrelando “The Harder They Come” (1972), filme que ajudou a impulsionar a música jamaicana no mundo. Ao longo da carreira, consolidou sucessos como “I Can See Clearly Now”, “Wonderful World, Beautiful People”, “You Can Get It If You Really Want” e “The Harder They Come”.

A relação do cantor com o Brasil foi lembrada pelo jornalista Arthur Dapieve, que destacou sua passagem pelo país nos anos 1960, as parcerias com Gilberto Gil e Cidade Negra e sua presença em trilhas de telenovelas. Segundo ele, Jimmy Cliff é parte significativa da memória afetiva brasileira. Com informações:g1




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: