|
Hoje é Sábado, 29 de Novembro de 2025.
As inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação (PNI), considerada a maior premiação de inovação do país, foram prorrogadas até 5 de dezembro. A iniciativa, realizada em parceria pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), amplia o prazo para que instituições, pesquisadores e representantes dos ecossistemas brasileiros de inovação se inscrevam. O prêmio oferece, entre outros benefícios, uma imersão personalizada em ambientes internacionais de inovação.
O objetivo é reconhecer soluções inovadoras que contribuam para a produtividade, competitividade e desenvolvimento do Brasil. Segundo o Sebrae, 95% dos inscritos nas últimas edições são pequenos negócios da indústria. Ao longo de oito edições, mais de 16 mil projetos foram submetidos e mais de 300 finalistas foram selecionados.
A cerimônia de premiação será realizada em março de 2026. Além dos certificados e troféus, os finalistas terão ampla divulgação na mídia e participação no 11º Congresso de Inovação da Indústria, em São Paulo.
A edição 2025 do prêmio conta com cinco categorias: Descarbonização, Recursos Renováveis, Inteligência Artificial para Produtividade, Digitalização de Negócios e Inovações Lei do Bem. O PNI atua como estímulo ao ecossistema nacional de inovação, fortalecendo a conexão entre pequenas empresas e grandes projetos da indústria.
Dados da Mobilização Empresarial pela Inovação indicam que o Brasil ocupa a 52ª posição no Índice Global de Inovação 2025, entre 139 países, reforçando a necessidade de avanços estruturados para o desenvolvimento e reindustrialização do país. Com informações: Agência Sebrae
