|
Hoje é Sábado, 29 de Novembro de 2025.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nesta sexta-feira (28) um boletim que projeta aumento da carga de energia no Brasil em dezembro, ao mesmo tempo em que o volume de chuvas deverá ficar abaixo da média histórica em todas as regiões. Segundo a instituição, a carga esperada para o mês é de 82.225 megawatts médios (MWm), o que representa alta de 2,8% em relação a dezembro de 2024.
De acordo com o ONS, as chuvas destinadas às usinas hidrelétricas também ficarão aquém da média histórica. A estimativa é de 81% da média no Sudeste/Centro-Oeste, 62% no Sul, 51% no Nordeste e 75% no Norte. Esses índices podem influenciar diretamente a recuperação dos reservatórios e a operação do sistema elétrico no período.
O boletim aponta ainda que os principais reservatórios do país, localizados no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, devem alcançar 45,7% da capacidade ao final de dezembro, superando os 41,9% registrados nesta sexta-feira. Mesmo com as expectativas de chuvas mais fracas, a projeção é de leve melhora no nível de armazenamento.
Os dados reforçam a necessidade de atenção ao comportamento climático no período úmido, responsável pela maior parte do aporte hídrico às hidrelétricas brasileiras. Com informações: IstoÉDinheiro
