|
Hoje é Sábado, 29 de Novembro de 2025.
A Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes contra as Relações de Consumo) realizou, na manhã desta sexta-feira (29), uma operação na clínica Alline Stetic e Laser, localizada na Rua Fraiburgo, na Vila Cidade Morena, em Campo Grande. A ação ocorreu após denúncia de utilização de produtos proibidos no Brasil. Três mulheres foram presas durante a fiscalização.
Entre os materiais apreendidos está o Lipostabil, composto à base de fosfatidilcolina, anteriormente usado para tratar embolia gordurosa e cuja aplicação estética foi proibida pela Anvisa por ausência de comprovação de segurança e eficácia. Quando os policiais chegaram ao local, uma funcionária tentou se passar por cliente e esconder produtos na bolsa, mas foi abordada e detida. Ao todo, cerca de três trabalhadoras estavam na clínica no momento da vistoria.
A operação contou com acompanhamento da perícia técnica, que recolheu frascos de botox supostamente oriundos do Paraguai, produtos vencidos, preenchedores, toxina botulínica, Lipostabil e fios de sustentação sem registro. A quantidade total do material ainda não foi divulgada. Durante a fiscalização, uma cliente chegou para uma sessão de massagem modeladora, mas preferiu não comentar o caso.
De acordo com o delegado Wilton Vilas Boas, foram encontrados itens sem autorização da Anvisa, incluindo substâncias com resíduos plásticos proibidos. Ele destacou que procedimentos invasivos com aplicação de soro só podem ser feitos em locais habilitados e com contrato com o Samu, como medida de segurança para evitar complicações graves.
Também foram identificados produtos vencidos e sem procedência, em quantidade considerada significativa. As investigações seguem contra três suspeitas, incluindo a proprietária da clínica, que não foi localizada. As detidas responderão por relação de consumo imprópria e podem ser enquadradas ainda em crimes como tráfico ou contrabando, que estão sob análise. Com informações: Campo Grande News
