| Hoje é Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026.

Copom anuncia decisão sobre juros, mas mercado prevê corte da Selic apenas em março

Apesar da expectativa de manutenção da taxa em 15% ao ano, analistas já projetam início do ciclo de cortes somente na segunda reunião de 2026.
Ampliar
Participantes da reunião do Copom (Foto: referência). Por: Editorial | 10/12/2025 07:13

O Comitê de Política Monetária do Banco Central anuncia nesta quarta-feira, 10, sua decisão sobre a taxa básica de juros. A manutenção da Selic em 15% ao ano é consenso entre analistas, que, nos últimos dias, passaram a descartar a possibilidade de início do ciclo de cortes em janeiro, mesmo com a melhora das projeções de inflação.

Dados do Boletim Focus, divulgados nesta semana, mostram que o mercado financeiro agora prevê o primeiro corte na Selic apenas na segunda reunião do Copom em 2026, em março, quando a taxa cairia para 14,5% ao ano. A pesquisa Projeções Broadcast segue a mesma tendência, indicando que a maior parte das instituições espera cortes apenas a partir de março.

A Selic está mantida em 15% desde junho. Até a última semana, predominava a interpretação de que o futuro das decisões do Comitê estaria vinculado ao trecho dos comunicados que aponta a manutenção dos juros por período prolongado. Entretanto, essa leitura perdeu força após o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, esclarecer que a expressão não é redefinida a cada reunião, o que permitiria ajustes mesmo sem alteração no texto. Galípolo afirmou ainda que não há, no momento, definição do próximo passo, pois o Comitê continua analisando os dados disponíveis.

Desde a reunião anterior, as projeções de inflação do Focus para 2025 caíram de 4,55% para 4,40%, ficando abaixo do teto da meta de 4,50% pela primeira vez desde dezembro de 2024. Para 2026, a estimativa passou de 4,20% para 4,16%. Nesta quarta-feira, o IBGE divulga o IPCA de novembro, cuja prévia apontou alta de 0,20% no mês e desaceleração para 4,50% em 12 meses, o menor índice desde janeiro.

Analistas do mercado reforçam a expectativa de cortes apenas em março. O C6 Bank avalia que, apesar do avanço nas projeções de inflação, a política monetária ainda precisa se manter contracionista diante da atividade econômica resiliente e das pressões no mercado de trabalho. O Banco Daycoval também projeta manutenção da Selic até março e espera que o Copom retire do comunicado qualquer indicação de possível alta de juros, preservando o tom de cautela.

Para a 4intelligence, o Comitê poderá sinalizar discussões sobre o momento adequado para iniciar a flexibilização, mas destacará que as condições para isso ainda não estão totalmente presentes. Pedro Da Matta, da Audax Capital, afirma que a curva de juros já refletia essa expectativa e que um reconhecimento do avanço da desinflação pode abrir caminho para cortes em março.

Por outro lado, a Warren Investimentos projeta início da flexibilização já em janeiro de 2026, com corte de 0,25 ponto percentual e Selic encerrando 2026 em 12,25%. Segundo a instituição, a melhora no cenário econômico e inflacionário pode permitir o início gradual do ciclo mais cedo do que a maior parte do mercado prevê. cOM INFORMAÇÕES: IstoÉDinheiro




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: