|
Hoje é Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou na manhã desta quarta-feira (14) para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para discutir a escalada de tensão na Venezuela. A conversa foi confirmada pelo Palácio do Planalto e também divulgada pela agência estatal russa, que informou se tratar do primeiro contato internacional oficial de Putin em 2026.
Segundo o comunicado, os dois líderes trocaram opiniões sobre temas da agenda internacional, com destaque para a situação venezuelana após a intervenção americana que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa. Lula e Putin defenderam a necessidade de garantir a soberania do país e os interesses do povo venezuelano diante do novo cenário político.
De acordo com a nota divulgada por Moscou, a ligação ocorreu por iniciativa do governo brasileiro. Os presidentes concordaram em intensificar a coordenação diplomática com o objetivo de reduzir a tensão na América Latina, mencionando explicitamente a atuação conjunta no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Brics, bloco que reúne países emergentes.
Além da crise na Venezuela, Lula e Putin também trataram do fortalecimento da cooperação bilateral entre Brasil e Rússia em diferentes áreas. O tema foi abordado no contexto da próxima reunião da Comissão de Alto Nível Russo-Brasileira, prevista para fevereiro de 2026, que deverá discutir avanços em parcerias estratégicas entre os dois países. Com informações:g1
