|
Hoje é Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026.
O governo do Irã anunciou nesta quarta-feira (14) que bombardeará bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio caso o país sofra um ataque por parte de Washington, segundo relato de um alto oficial iraniano à agência Reuters. A mensagem foi transmitida a países vizinhos, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Turquia, que abrigam instalações militares americanas, segundo a mesma fonte.
A ameaça ocorre em meio a intensas tensões entre as duas potências, motivadas por protestos em massa contra o regime iraniano e a dura repressão das forças de segurança, que deixaram milhares de mortos, de acordo com organizações de direitos humanos. O presidente dos EUA, Donald Trump, tem dito que considera uma ação militar caso a violência no país persista.
Como resposta à escalada, autoridades militares norte-americanas começaram a retirar parte do efetivo de algumas bases estratégicas na região, incluindo orientações para que pessoal deixe a maior base dos EUA no Oriente Médio, no Catar, como medida preventiva diante da ameaça de ataque.
Analistas alertam que um confronto direto entre Teerã e Washington poderia arrastar toda a região para um conflito mais amplo, envolvendo aliados e colocando civis em risco diante da presença massiva de tropas e infraestrutura militar norte-americana na área. Com informações: G1.
