| Hoje é Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026.

Michelle Bolsonaro procura Gilmar Mendes e pede prisão domiciliar para Jair Bolsonaro

Ex-primeira-dama tenta sensibilizar ministros do STF diante de alegações sobre o estado de saúde do ex-presidente.
Ampliar
Michelle Bolsonaro em visita à sede da Polícia Federal, em Brasília, onde Jair Bolsonaro cumpre pena; ex-primeira-dama busca apoio no STF para prisão domiciliar (Foto: Reuters/Jorge Silva) Por: Editorial | 15/01/2026 13:10

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro procurou nesta semana o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para pedir que o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpra pena em prisão domiciliar. Segundo relatos obtidos por aliados do ex-presidente, Michelle busca sensibilizar integrantes da Corte para que dialoguem com o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com pessoas próximas ao entorno bolsonarista, Michelle relatou ao ministro decano do STF um drama pessoal relacionado à saúde do marido e defendeu que Bolsonaro não teria condições de permanecer preso. O pedido ocorre em meio a reiteradas negativas da Justiça às solicitações da defesa para a concessão do regime domiciliar.

Jair Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação por tentativa de golpe de Estado. Alexandre de Moraes, relator do processo, rejeitou recentemente mais um pedido da defesa para transferência do ex-presidente ao regime domiciliar.

Nos bastidores, aliados afirmam que há ministros do STF que demonstrariam discordância da posição adotada por Moraes, o que teria motivado Michelle a buscar apoio direto junto a outros membros da Corte. Procurado, Gilmar Mendes confirmou o encontro com a ex-primeira-dama, mas não comentou o teor da conversa.

O estado de saúde de Bolsonaro tem sido um dos principais argumentos da defesa. No fim de dezembro, o ex-presidente foi levado ao hospital para uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral e também passou por procedimentos para tentar controlar crises recorrentes de soluço. Mesmo assim, em 1º de janeiro, Moraes negou o pedido de prisão domiciliar apresentado após a cirurgia.

Na semana passada, Bolsonaro passou mal e sofreu uma queda na sala onde cumpre pena, sendo encaminhado novamente ao hospital para exames, retornando em seguida à sede da Polícia Federal. Condenado em setembro, ele chegou a cumprir prisão domiciliar até novembro, sob monitoramento eletrônico, mas foi preso preventivamente após violar medidas judiciais ao tentar danificar a tornozeleira eletrônica. Dias depois, o STF determinou o início do cumprimento definitivo da pena. Com informações: g1




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: