|
Hoje é Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026.
Uma trufa considerada a maior já registrada no Brasil foi encontrada no início de janeiro em uma propriedade rural de Encruzilhada do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. A iguaria, avaliada em cerca de R$ 10 mil o quilo, pesava originalmente 213 gramas, um tamanho muito acima da média, já que trufas costumam pesar entre 10 e 20 gramas. Após a retirada do solo e a perda natural de umidade, o exemplar ficou com aproximadamente 207 gramas.
Segundo a administradora da Fazenda Pecanera Brasil, Gabriela Zaffari, a descoberta ocorreu durante uma caçada planejada realizada por um funcionário da propriedade na primeira semana de janeiro. A fazenda, fundada em 2014, é voltada principalmente ao cultivo de noz-pecã, cultura que favorece o surgimento desse tipo de fungo, já que as trufas podem se desenvolver a partir de raízes de nogueiras, desde que encontrem condições ambientais específicas.
A trufa encontrada pertence à variedade Sapucay, considerada comestível e de alto valor gastronômico. O exemplar foi vendido por mais de R$ 2 mil ao restaurante Tuju, de São Paulo, que possui duas estrelas Michelin e é reconhecido como um dos principais restaurantes do país.
O especialista em trufas Marcelo Sulzbach, doutor em biologia de fungos e fundador da Simbiose Tartufo, acompanhou a descoberta e explicou que a trufa Sapucay tem origem norte-americana, assim como a nogueira-pecã. De acordo com ele, trata-se de um fungo subterrâneo extremamente raro, de difícil colheita e alto grau de complexidade, com notas aromáticas que remetem a castanha, macadâmia e sabores amanteigados, o que amplia seu potencial na alta gastronomia.
Até então, o maior exemplar de trufa encontrado no Brasil havia sido registrado em 2021, em Cachoeira do Sul, também no Rio Grande do Sul, com 134 gramas. Em escala mundial, a maior trufa já encontrada pesava 1,89 quilo e foi descoberta na Itália em 2014, sendo posteriormente leiloada em Nova York por mais de 61 mil dólares. Com informações: g1
