| Hoje é Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026.

Relato de menino leva cães farejadores a casa abandonada durante buscas por crianças no Maranhão

Força-tarefa aponta que irmãos desaparecidos estiveram em imóvel próximo a lago na zona rural de Bacabal.
Ampliar
Casa abandonada conhecida como “casa caída”, onde cães farejadores indicaram a presença das crianças desaparecidas em Bacabal (Foto: Divulgação/SSP-MA) Por: Editorial | 16/01/2026 09:30

As buscas pelas crianças Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, desaparecidas há 12 dias em Bacabal, no interior do Maranhão, avançaram após a indicação de cães farejadores de que elas estiveram em uma casa abandonada na zona rural do município. A informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão nesta quinta-feira (15).

Segundo a SSP, os cães identificaram vestígios das duas crianças e também do primo delas, Anderson Kauã, de 8 anos, que foi resgatado no dia 7 de janeiro. O local, conhecido como “casa caída”, fica no povoado São Raimundo, próximo a uma área de lago, e havia sido descrito pelo menino em depoimento após ser encontrado.

Os cães farejadores identificaram que Ágatha Isabelly, Allan Michael e o primo deles, Anderson Kauã, de 8 anos - resgatado no dia 7 de janeiro, estiveram na casa, chamada pelos policiais como "casa caída", localizada no povoado São Raimundo, na zona rural de Bacabal (MA). — Foto: Divulgação/ SSP

Os cães farejadores identificaram que Ágatha Isabelly, Allan Michael e o primo deles, Anderson Kauã, de 8 anos - resgatado no dia 7 de janeiro, estiveram na casa, chamada pelos policiais como "casa caída", localizada no povoado São Raimundo, na zona rural de Bacabal (MA). (Foto: Divulgação/ SSP)

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins, o relato de Anderson coincidiu com os sinais identificados pelos cães farejadores, que apontaram a presença das três crianças no imóvel, inclusive indicando por onde cada uma teria circulado. O menino contou que, em uma das noites, chegou ao local com os primos, deixou Ágatha e Allan na casa e saiu em busca de ajuda.

Além da casa abandonada, os cães também desceram uma região de ribanceira e circularam nas proximidades do lago. Até o momento, no entanto, não foram encontradas novas pistas sobre o paradeiro das crianças. Com isso, as autoridades decidiram ampliar a área de buscas e intensificar os trabalhos em um perímetro maior.

Mais de 500 pessoas participam da operação, entre agentes das forças de segurança e voluntários. As equipes atuam em trilhas, áreas de mata fechada, fazendas, rios e no lago próximo ao povoado. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros iniciaram a varredura subaquática, com expectativa de mapear toda a área em até três dias.

Ágatha Isabelle, de 6 anos e o Allan Michael, de 4 anos estão desaparecidos no Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

Ágatha Isabelle, de 6 anos e o Allan Michael, de 4 anos estão desaparecidos no Maranhão. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

A operação conta com reforço de bombeiros de outros estados, incluindo equipes do Pará e do Ceará, que trouxeram cães farejadores para auxiliar nas buscas. Paralelamente, a Polícia Civil segue com as investigações, enquanto uma equipe multidisciplinar do Instituto de Perícias para Crianças e Adolescentes realiza atendimentos psicológicos e sociais com familiares. Com informações: g1




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: