| Hoje é Domingo, 18 de Janeiro de 2026.

Desabamento em Construção no Parque das Emas Gera Mobilização do Corpo de Bombeiros em Lucas do Rio Verde

Risco de Novo Colapso e Danos Estruturais Exigem Monitoramento Contínuo na Obra.
Ampliar
Por: Editorial | 17/01/2026 19:52

Na tarde deste sábado (17), um desabamento parcial em uma obra na Avenida Universitária, no bairro Parque das Emas 2, em Lucas do Rio Verde, gerou grande mobilização do Corpo de Bombeiros e outras equipes de emergência. A ocorrência envolveu a construção de um hotel com estrutura pré-moldada, onde parte das vigas cedeu, comprometendo a estabilidade da edificação e criando o risco iminente de novos desabamentos.

O sargento Alexsander, líder da operação, avaliou a situação como atípica e destacou a complexidade do cenário. Ele explicou que, inicialmente, havia a preocupação com a necessidade de busca e resgate, um procedimento que se torna ainda mais complicado em desabamentos. No entanto, graças à rápida evacuação dos trabalhadores, não houve vítimas. “Foi uma situação muito delicada. O risco de novos colapsos foi alto, mas conseguimos evitar uma tragédia porque os trabalhadores saíram a tempo e o travamento dos guindastes ajudou a manter a estrutura mais segura”, afirmou o sargento.

Apesar da evacuação bem-sucedida, a obra continua com riscos significativos. A estrutura permanece instável e a previsão de condições meteorológicas desfavoráveis aumenta a preocupação com novos desabamentos. Em parceria com engenheiros especializados, o Corpo de Bombeiros está avaliando a necessidade de escoramento estrutural ou até mesmo de um desabamento controlado de parte da edificação, medida que será tomada com base em uma análise técnica detalhada. “A edificação segue instável, e a meteorologia não ajuda. Estamos em contato com os engenheiros para encontrar a melhor solução para o caso”, explicou Alexsander.

O impacto também foi sentido na mobilidade urbana. A via onde ocorreu o desabamento é sem saída, o que obrigou a alteração no fluxo de veículos. O Corpo de Bombeiros solicitou, ainda, a transferência dos hóspedes do hotel vizinho para uma área mais segura, como forma de evitar maiores riscos. Além disso, a orientação para a população é para que evite o trecho próximo ao acidente, principalmente devido ao grande fluxo de veículos e ao risco de novos incidentes.

O sargento também alertou sobre a possibilidade de novos desabamentos devido às condições do tempo e à fase da obra, que ainda envolve infraestrutura pesada. “Há um risco real de novos colapsos, especialmente por causa da ventania e da falha estrutural que provocou o efeito dominó, agravado pelas condições climáticas desfavoráveis”, explicou.

As equipes do Corpo de Bombeiros permanecem monitorando a situação e garantindo a segurança da área até que seja considerada livre de riscos. A investigação sobre as causas do desabamento será conduzida após a realização da análise técnica. Até o momento, não foram registradas vítimas, apenas danos materiais significativos.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: