| Hoje é Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026.

Doncic lidera, Mavericks seguram reação dos Warriors e evitam varrida

Ampliar
Jalen Brunson sobe para a cesta — Foto: Kevin Jairaj-USA TODAY Sports Por: | 28/05/2023 18:08

Com 3 a 0 de vantagem na final da Conferência Oeste contra o Dallas Mavericks, os titulares do Golden State Warriors relaxaram e deixaram a diferença chegar a 29 pontos no início do último quarto do jogo 4. Mas os reservas tinham outras ideias. Entraram e diminuíram a desvantagem para 8, com 3:23 no relógio por jogar. Os titulares, então, retornaram à quadra. Fim da reação. Os Mavs seguraram a vitória por 119 a 109, na noite desta terça, e evitaram a varrida.
Luka Doncic foi o maior pontuador dos Mavericks, com 30, além de 14 rebotes e 9 assistências. Mas, ao contrário do jogo 3, os coadjuvantes apareceram. Dorian Finney-Smith anotou 23 pontos. Reggie Bullock, que tinha zerado no último duelo, fez 18. O time acertou 20 de 43 arremessos do perímetro e poderia ter tido uma vitória tranquila não fosse o descuido da reta final.

Do lado dos Warriors, Stephen Curry fez 20 pontos, mas, nos 32 minutos em que esteve em quadra, o time perdeu por 23 pontos. O calouro Jonathan Kuminga anotou 17, mas, nos seus 21 minutos, Golden State venceu por 9. Com baixa energia, o time foi dominado nos segundo e terceiro períodos, e parecia já estar de olho no jogo 5, na quinta-feira, em San Francisco. Será a segunda chance de retornar à final da NBA depois de três anos.
Antes do jogo, o técnico Steve Kerr, dos Warriors, deu um depoimento emocionado sobre o ataque a tiros que deixou 19 crianças e uma professora mortas em uma escola no Texas, a poucos quilômetros do local do jogo (veja o vídeo abaixo). Ele citou outras ocasiões recentes de assassinatos a tiros para pedir aos senadores dos EUA que votassem, com urgência, uma lei para exigência de checagem de antecedentes na venda de armas.

Primeiro período - Mavericks 28 a 24: O time da casa arremessou 19 vezes na primeira parcial, e 12 delas foram do perímetro. Acertaram 7. Do outro lado, os Warriors tentaram 7 vezes de três pontos e só acertaram uma. Curry começou com 10 pontos. Doncic, com 7, além de 5 rebotes.

 

Segundo período - Mavericks 34 a 23: O técnico Kerr retirou, ao mesmo tempo, Curry, Draymond e Wiggins de quadra. Com os calouros Kuminga e Moody, mais Looney, Dallas fez sequência de 16 a 2. A diferença chegou a 17, com os Warriors a jogar de maneira displicente. Doncic e Brunson alcançaram 13 pontos. Curry fez 15 no primeiro tempo. Placar de 62 a 47 no intervalo.

Luka Doncic arremessa para os Mavericks — Foto: Kevin Jairaj-USA TODAY Sports

Luka Doncic arremessa para os Mavericks — Foto: Kevin Jairaj-USA TODAY Sports

Terceiro período - Mavericks 37 a 23: Em ritmo de treino, os Warriors foram dominados novamente no terceiro quarto, com uma chuva de bolas de três. Quatro jogadores dos Mavericks anotaram 15 pontos ou mais até então, com Doncic na ponta com 21, além de 14 rebotes e 7 assistências. Os titulares de Golden State descansaram antes do fim do quarto. Placar de 99 a 70.

 

Quarto período - Warriors 39 a 20: Os reservas de Golden State diminuíram para 8 uma diferença que chegou a 29. Mas, quando o técnico Kerr resolveu colocar novamente os titulares, os Mavericks controlaram as ações e conseguiram encerrar a noite com a vitória. O próximo duelo é na quinta-feira, em San Francisco. (g1 - ge)




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: