Na tarde desta quarta-feira (31), durante o alojamento de internos nas celas da Gameleira, em Campo Grande, Klemerson Oliveira Dienstmann tentou iniciar um motim, incitando outros detentos. Dentro de uma das celas, os policiais encontraram um 'chuço', uma arma improvisada usada pelos presos.
De acordo com informações da polícia, a tentativa de motim ocorreu por volta das 15 horas. Klemerson, visivelmente alterado, saiu da cela dizendo: "não fico mais nessa p**** de cela, eu e meus manos vamos quebrar tudo".
Ele ainda exclamou: "Senhor essa cadeia tá de tiração quero meu bonde, bora galera, quero ver quem vai colocar nóis pra dentro". Em seguida, dois outros detentos da mesma cela passaram um objeto pontiagudo para Klemerson.
Apesar das ordens para que os internos retornassem à cela, a situação não foi controlada de imediato, exigindo o uso progressivo da força pelos policiais.
Ao sair para o corredor, Klemerson jogou algo dentro da cela, enquanto os outros três internos resistiam aos policiais. Após conterem a maioria dos detentos, Klemerson continuou a resistir, investindo contra os policiais e tentando acertá-los com chutes e cabeçadas, mesmo depois de imobilizado.
Após controlarem a situação, os policiais realizaram uma vistoria na cela e encontraram um 'chuço', um pedaço de ferro afiado artesanalmente, de aproximadamente 20 centímetros.
Mesmo contido, Klemerson continuou a ameaçar: "tenho os meus guris na rua, isso não vai ficar assim, tenho advogado, vocês estão ferrados".
Klemerson é conhecido como uma liderança negativa dentro do presídio e já tentou usar a mesma estratégia para incitar outros detentos e forçar uma transferência da unidade prisional.