Após a expulsão dos diplomatas argentinos pela Venezuela, o Brasil assumiu a segurança da embaixada da Argentina em Caracas, onde estão exilados seis representantes da oposição ao governo de Nicolás Maduro. Nesta quinta-feira (1/8), o presidente argentino, Javier Milei, expressou sua gratidão pelo apoio brasileiro.
Milei agradeceu publicamente, destacando a importância da assistência do Brasil. “Agradeço imensamente ao Brasil por assumir a custódia da Embaixada da Argentina na Venezuela e por representar temporariamente os interesses da Argentina e de seus cidadãos. A decisão de nossos diplomatas de deixar a Venezuela foi uma retaliação do regime de Maduro pela nossa condenação à fraude eleitoral ocorrida no último domingo,” afirmou o presidente em uma postagem no X (anteriormente conhecido como Twitter).
Como sinal da presença brasileira, a bandeira do Brasil foi hasteada no prédio da embaixada na quinta-feira. Além da Argentina, os diplomatas de outros seis países também foram expulsos pelo regime de Maduro, em resposta à não aceitação da vitória de Maduro na eleição de domingo (28/7). Esses países incluem Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai.