O Governo de Mato Grosso do Sul inaugurou nesta terça-feira (20) a nova sede da Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz, agora localizada no endereço central de Campo Grande, na rua Dom Aquino, nº 1.789, quase esquina com a Rua Rui Barbosa. O novo prédio está a três quadras da Praça Ary Coelho, um dos principais pontos de transporte público da cidade, e próximo à Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), facilitando o acesso para os usuários.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Eduardo Riedel, que destacou a importância da nova localização para a melhoria do acesso ao serviço, que atende cerca de 400 pessoas diariamente. A Casa da Saúde começará a atender ao público a partir desta quarta-feira (21), com horário das 7h às 16h e distribuição de senhas das 7h às 15h30. As senhas para atendimento de protocolo serão distribuídas das 7h às 10h e das 13h às 15h.
A nova sede traz também uma atualização no formato de atendimento, oferecendo mais agilidade com a implementação de um sistema em que o mesmo servidor que assiste ao paciente também entrega os medicamentos. Desde setembro de 2023, a Casa da Saúde estava em um local provisório no Centro de Convenções Albano Franco. Atualmente, 34.687 pacientes ativos no Estado recebem medicação pela Casa da Saúde, com 10.269 deles beneficiados pelo "Programa Remédio em Casa", que realiza cerca de 12 mil entregas mensais de medicamentos gratuitos.
A Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz foi renomeada em outubro de 2019 em homenagem ao médico cirurgião Carlos Alberto Jurgielewicz, que atuou na Capital de Mato Grosso do Sul de 1979 até seu falecimento em fevereiro de 2015. O profissional foi reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM-MS) por seus 50 anos de dedicação à profissão.