O Uruguai caminha para um segundo turno nas eleições presidenciais após a votação deste domingo (27), em que Yamandú Orsi, da Frente Ampla, emergiu como o candidato mais votado. Com 99% das urnas apuradas, Orsi, visto como herdeiro político do ex-presidente Pepe Mujica, conquistou 43,9% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou Álvaro Delgado, candidato do Partido Nacional e atual secretário da Presidência, com 26,8% dos votos.
O terceiro lugar foi ocupado por Andrés Ojeda, do Partido Colorado, que obteve 16,1% dos votos. Votos brancos e nulos somaram 4,9% do total.
Orsi e Delgado disputarão o segundo turno marcado para 24 de novembro. A corrida é polarizada: Delgado representa a continuidade do projeto de governo do atual presidente Luis Lacalle Pou, enquanto uma vitória de Orsi simbolizaria o retorno da Frente Ampla, que governou o Uruguai de 2005 a 2020.
Orsi, professor de história e político de centro-esquerda, defende incentivos fiscais para atrair investidores e, como prefeito, promoveu o crescimento do setor de alta tecnologia no país. Delgado, por sua vez, fez campanha para seguir as políticas de Lacalle Pou, propondo manter o modelo econômico e social atual.
O pleito contou com a participação massiva dos uruguaios, com um índice de 89% de comparecimento entre os mais de 2,7 milhões de eleitores aptos a votar.
(Com informações da Associated Press)