| Hoje é Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024.

"Operação Elétrica" combate furtos de energia em MS

Ampliar
Divulgação/PCMS Por: Editorial | 30/10/2024 17:30

Na manhã de hoje (30), a Delegacia de Polícia Civil de Rochedo, em colaboração com a Perícia Criminal e a concessionária Energisa, deu início à “Operação Elétrica”, destinada a combater furtos de energia elétrica e fraudes na medição de energia em imóveis da cidade.

A operação envolveu três equipes policiais, uma equipe de perícia técnica e 15 equipes da concessionária, que realizaram mapeamentos e vistorias em 11 propriedades. As diligências foram baseadas em dados fornecidos pela Energisa, que apontaram divergências nos registros de consumo de energia em alguns locais, levando as equipes a realizarem fiscalizações que confirmaram as irregularidades.

Ao final da operação, oito pessoas foram levadas à Delegacia de Polícia e autuadas por crimes como furto de energia elétrica e estelionato.

O delegado titular da DP de Rochedo, Roberto Duarte Faria, e Denise Simões, representante de relações institucionais da Energisa, destacaram que o desvio de energia, popularmente conhecido como “gato de energia elétrica”, configura os crimes de furto ou estelionato. Além dos problemas legais, essas ligações clandestinas representam riscos graves, como acidentes fatais, incêndios e explosões, sendo a segunda maior causa de morte no país relacionada à energia elétrica.

Outra questão relevante é que os prejuízos causados pelas fraudes acabam sendo repassados aos consumidores regulares, que arcam com os custos de reposição das perdas ocasionadas por essas práticas ilegais. As fraudes, conhecidas como “gato”, também sobrecarregam a rede elétrica, comprometendo a qualidade do serviço e aumentando a vulnerabilidade a interrupções e oscilações de energia.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estima que as fraudes no Brasil são alarmantes, representando mais de 31,5 mil gigawatts, o que poderia sustentar uma vasta quantidade de imóveis em grande parte do Estado do Mato Grosso do Sul. (Informações PCMS)

PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: