Em uma entrevista com a revista Town & Country, Emma Heming, esposa do ator Bruce Willis, compartilhou sua experiência e sentimentos em relação à saúde deteriorante do marido. Comovente e sincera, Heming descreveu como tem ajudado as filhas do casal, Mabel e Evelyn, de 12 e 10 anos, a entenderem a condição do pai.
“A doença dele é frequentemente diagnosticada incorretamente, ignorada e mal compreendida. Por isso, chegar a um diagnóstico foi fundamental para que eu pudesse aprender sobre demência frontotemporal e educar nossas filhas”, revelou a atriz e modelo de 46 anos.
Emma enfatizou a importância de ser honesta com as crianças, afirmando: “Eu nunca tentei adoçar nada para elas. Elas cresceram vendo o declínio de Bruce ao longo dos anos. Não estou tentando protegê-las disso.” Essa transparência, segundo ela, foi essencial para que a família lidasse com a situação da melhor maneira possível.
A união da família Willis, que inclui também as três filhas adultas de Bruce com Demi Moore, tem sido um pilar de apoio desde o anúncio do diagnóstico. Emma expressou sua gratidão, afirmando: “A família respeita a maneira como estou cuidando dele; elas realmente me apoiam.”
Sobre os primeiros sinais da doença, Heming revelou que os problemas de saúde de Bruce começaram com dificuldades na linguagem, que foram mascaradas por sua gagueira desde a infância. “Bruce sempre gaguejou, mas ele era bom em disfarçar. À medida que sua linguagem começou a mudar, parecia apenas parte da gagueira, era apenas Bruce”, contou.
Com a experiência de cuidar de Bruce, Emma se tornou uma defensora da conscientização sobre a demência frontotemporal. Ela será homenageada com o Prêmio Susan Newhouse & Si Newhouse de Esperança da Association for Frontotemporal Degeneration (AFTD) em reconhecimento ao seu trabalho.
“Sou do tipo que segue regras, enquanto Bruce é o oposto”, refletiu. “Aprendi muito com ele sobre como usar sua voz para fazer o bem. Isso é maior do que eu, e como Bruce diria: ‘Você tem que sair do seu próprio caminho, Emma’. É isso que estou tentando fazer: ser corajosa e ousada, coisas que eu não era antes disso.”